Neste artigo eu quero falar um pouco de como o marketing de conteúdo e relações públicas combinados poder gerar leads de alta conversão para seu negócio.  Então leia este conteúdo até o final para aprender o segredo através dessa combinação e colocar em prática no seu dia-a-dia!

Relações públicas é a prática de criar relacionamentos mutuamente benéficos, fornecendo informações relevantes e oportunas a um público que já existe. O marketing de conteúdo, por sua vez, trata da criação de conteúdo que atrai e retém novos membros do público.

Embora esses conceitos possam parecer extremos opostos do espectro de comunicação, combinar marketing de conteúdo e relações públicas oferece uma nova abordagem para a geração de leads para sua organização.

Desafios atuais na geração de leads

Os custos de aquisição de clientes (CAC) estão aumentando. Cerca de 60% dos profissionais de marketing dizem que seu CAC aumentou nos últimos três anos, tornando mais importante do que nunca para as empresas identificar leads em potencial e aumentar as chances de que esses leads sejam rapidamente convertidos em clientes pagantes.

O marketing de conteúdo se destaca na segunda parte dessa equação. Como resultado, as empresas estão destinando mais de seus orçamentos de marketing para campanhas baseadas em conteúdo;

Conforme observado pelo Marketing Insider Group, as empresas mais bem-sucedidas agora gastam até 40% de seu orçamento total de marketing em campanhas orientadas por conteúdo.

Os orçamentos de relações públicas também estão crescendo à medida que as empresas procuram manter fortes as conexões existentes – somente nos EUA, as empresas agora gastam mais de 6 bilhões por ano em esforços de relações públicas.

O resultado? Os gastos para manter os clientes atuais e gerar conversões estão aumentando.

No entanto, para muitas empresas, a geração de leads é prejudicada por redes de conteúdo que são muito amplas para capturar o público ideal e abordagens de relações públicas que se concentram demais na manutenção do status quo.

Por si só, o RP é projetado para manter o público atual interessado e disseminar informações importantes sobre operações de negócios para notícias relevantes e meios de comunicação do setor.

Ao integrar técnicas que os profissionais de marketing de conteúdo usam para gerar engajamento (quizzes, questionários ou conteúdo gerado pelo usuário), é possível que as equipes de relações públicas gerem novos leads que tenham conexões existentes com o público atual para capturar mais do mercado-alvo.

Como o marketing de conteúdo e as relações públicas podem trabalhar juntos

Marketing-de-conteúdo-e-Relações-públicas
Marketing de conteúdo e Relações públicas

RP e marketing de conteúdo são dois lados da mesma moeda. Ambos se concentram na criação e comunicação de informações valiosas – apenas para dois públicos diferentes.

Quando se trata de relações públicas, o objetivo é educar o público existente, como clientes fiéis, partes interessadas e seguidores de mídia social, sobre tópicos de interesse.

Ativos criados por equipes de relações públicas – como comunicados à imprensa, white papers ou e-books – geralmente são postados em sites de notícias ou compartilhados com publicações do setor para alcançar um público que já está ouvindo.

Enquanto isso, as equipes de marketing de conteúdo se concentram na criação consistente de conteúdo de alto valor que seja oportuno e relevante e, em seguida, compartilhe esse conteúdo na esperança de gerar novo interesse do cliente e expandir o público geral.

As equipes de marketing de conteúdo geralmente são responsáveis ​​por campanhas de e-mail que incentivam os usuários a clicar em novos produtos ou baixar relatórios; eles também podem criar boletins informativos e postagens de mídia social e coordenar parcerias de marketing, como aquelas com influenciadores de mídia social.

A combinação dessas duas abordagens possibilita encontrar e gerar leads que provavelmente se tornarão clientes fiéis.

Não sabe por onde começar com a geração de leads em um modelo de marketing de conteúdo/PR? Nós cobrimos você com sete opções de estratégia.

1. Encontre novos canais

As notícias correm rápido. Tão rápido, na verdade, que mesmo os meios de comunicação digitais muitas vezes não conseguem acompanhar.

Para as empresas, isso significa que continua sendo importante enviar peças de relações públicas para fontes de notícias conhecidas e publicações do setor.

Também vale a pena encontrar contas no Facebook, Twitter e LinkedIn que ofereçam cobertura de notícias semelhante em velocidade.

Ao usar uma combinação de opções familiares e rápidas para distribuição de conteúdo, as empresas podem aumentar seu alcance e seu impacto.

2. Combine ciência e arte

Embora o foco da PR tenha sido há muito tempo no conteúdo escrito – comunicados à imprensa e white papers que contêm a ciência da coleta de dados e interpretação estatística – há uma demanda crescente por conteúdo visual que oferece uma barreira mais baixa à entrada.

O resultado? Casar o conteúdo aprofundado criado pelas equipes de relações públicas com a arte infográfica mais amplamente aplicável desenvolvida por especialistas em marketing de conteúdo ajudará seu conteúdo a atingir o público mais amplo possível.

3. Reutilize o conteúdo

Quando se trata de marketing de conteúdo e relações públicas combinados, não há nada de errado em copiar a si mesmo, contanto que você faça isso da maneira certa.

Veja como é na prática: você cria um white paper ou eBook sobre um novo produto e, em seguida, redireciona esse conteúdo para criar várias postagens de blog mais curtas. O resultado? Você captura os mercados de relações públicas e de conteúdo com conteúdo semelhante – mas não idêntico.

4. Fale sobre suas realizações

Não tenha vergonha dos prêmios que ganhou ou das honras que recebeu. Frequentemente listadas em comunicados de imprensa, as empresas podem relutar em mencionar prêmios em esforços de marketing de conteúdo por medo de se desviar muito da conversa social para as vendas.

Na realidade, vale a pena destacar no que você é bom, tanto em seu site quanto em qualquer campanha de marketing de conteúdo.

Embora haja um equilíbrio a ser alcançado aqui entre amor próprio e autoconsciência, a natureza evolutiva das expectativas do consumidor faz com que os clientes procurem marcas que tenham credenciais para respaldar grandes reivindicações.

5. Crie uma estrutura de conteúdo recíproca

Seu conteúdo não existe no vácuo. Considere um livro branco usado por equipes de relações públicas e depois republicado como um link de blog e mídia social por profissionais de marketing de conteúdo.

Se as equipes de conteúdo puderem estimular o engajamento de clientes em potencial, como dar feedback ou deixar comentários, isso pode ajudar a informar o foco do próximo conteúdo de relações públicas, que por sua vez dá origem à próxima campanha de conteúdo.

6. Apoie-se nas conexões estabelecidas

Tanto o que você conhece quanto quem você conhece importa no marketing. Vale a pena aproveitar as conexões de relações públicas para ajudar a impulsionar as estratégias de conteúdo.

Podem ser influenciadores de mídia social, especialistas do setor ou até mesmo clientes de longo prazo que desejam compartilhar seu conteúdo.

Para influenciadores, isso pode significar um acordo de freelancer contínuo que requer um número específico de postagens.

Para clientes de longo prazo, descontos ou outras ofertas podem abrir caminho para o compartilhamento de conteúdo.

7. Mantenha as comunicações abertas

Por último, mas não menos importante, no mundo veloz das tendências de compra do consumidor? As equipes de relações públicas e marketing de conteúdo precisam estar em constante comunicação.

Isso reduz o risco de conteúdo redundante ou desatualizado chegar a agências de notícias ou sites de mídia social e ajuda a garantir que novas campanhas sejam coordenadas para obter o máximo efeito.

Exemplos de estratégias de marketing de conteúdo e geração de leads de relações públicas

Então, como é essa combinação de relações públicas e marketing de conteúdo na prática? Vamos dar uma olhada em quatro exemplos do mundo real.

1. Wells Fargo

RP é sobre cavar os detalhes, enquanto o marketing de conteúdo se concentra no resultado. Ambos trabalham em favor da Wells Fargo, que doa até 1,5% de sua receita total para causas beneficentes todos os anos.

Como comunicado à imprensa, essa é uma boa informação, mas como parte de uma campanha de marketing de conteúdo maior, especialmente durante a pandemia de covid-19, é uma ótima maneira da empresa se mostrar fazendo algo de bom e se conectar com novos clientes.

2. Ford

A Ford está se concentrando na sustentabilidade e comprometeu US$ 22 bilhões para esforços de eletrificação de veículos para ajudar a alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

É uma meta ambiciosa com um cronograma substancial – mas também se encaixa perfeitamente com o foco público atual em iniciativas verdes.

Ao criar uma narrativa em torno dessa abordagem sustentável, a Ford tem o potencial de atingir consumidores ambientalmente conscientes que, de outra forma, teriam evitado o popular fabricante de veículos.

3. Google

O Google também está comprometido com a redução de energia, mas teve mais impacto no lado social da responsabilidade social corporativa (CSR) graças ao seu CEO, Sundar Pichai, que está disposto a envolver líderes mundiais e da indústria em áreas de responsabilidade social e igualdade.

Como resultado, o Google não só é capaz de alavancar seus enormes recursos de dados para fornecer estatísticas de relações públicas relevantes, mas também pode respaldá-las com ações socialmente conscientes que geram conteúdo atraente.

4. Netflix

A gigante do streaming Netflix oferece licença parental paga para os pais – a maioria leva entre quatro e oito meses, mas pode levar até um ano – colocando-os bem à frente da maioria das corporações.

Embora a licença parental em si seja um ótimo ponto de discussão, combinar informações sobre esse programa com detalhes sobre o sucesso contínuo da empresa em escala cria uma ótima narrativa de conteúdo, que pode render dividendos significativos ao longo do tempo, à medida que as empresas lidam com o impacto contínuo do The Grande Demissão.

RP e marketing de conteúdo: aproveitando ao máximo essa dupla dinâmica

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RP e Marketing de conteúdo

RP e marketing de conteúdo juntos podem trazer oportunidades de geração de leads para a mesa.

As relações públicas oferecem informações relevantes para as partes interessadas para ajudar a criar relacionamentos recíprocos, enquanto o marketing de conteúdo possibilita agilizar o processo de conversão de lead em cliente.

Ao combinar forças, esses métodos de entrega díspares se tornam uma dupla dinâmica, capaz de gerar leads com maior probabilidade de conversão – e mais probabilidade de compartilhar suas experiências com outros clientes em potencial.

Quer aproveitar ao máximo essa harmonização prática? Use relações públicas para estabelecer e reforçar relacionamentos com especialistas e influenciadores do setor e, em seguida, apoie-se em suas conexões para distribuir conteúdo específico que ajude a gerar leads de alta qualidade em seu público-alvo.

Este post foi publicado originalmente em fevereiro de 2010 e foi atualizado para maior abrangência aos leitores.

Fica com Deus e até o próximo conteúdo!!

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