
Você quer aprender como utilizar Whatsapp como ferramenta de vendas? Então se liga nesse conteúdo! Aqui é o Nilton Gama e seja bem-vindo para mais um artigo e hoje quero compartilhar algumas dicas com vocês. Então chega de enrolação e vamos lá!
Só para você ter uma ideia, vou compartilhar algumas informações impressionantes sobre o Whatsapp que você precisa saber. Atualmente o Whatsapp possui 1,5 bilhões de usuários ativos.
Um usuário verifica o Whatsapp, em média, 23 vezes por dia. O Whatsapp também é o 3º aplicativo Android mais baixado no mundo. Existem 3 milhões de empresas usando o aplicativo Whatsapp Business. Em média, 1 bilhão de pessoas se cadastram diariamente no Whatsapp.
O Brasil é o país que tem mais usuários no mundo. 19,91% dos usuários de Whatsapp estão no Brasil. Então olha só a proporção que o Whatsapp ganhou e vem ganhando cada vez mais.
O fato é que as pessoas utilizam o Whatsapp com frequência e estão acessando o aplicativo toda hora e todos os dias. E se você utilizar essa ferramenta da forma correta, você e sua empresa tem grandes chances de conseguir gerar bons resultados.
A primeira coisa que você e sua empresa precisa pensar, é que o Whatsapp não deve ser utilizado como uma forma de chegar no cliente, você precisa utilizar Whatsapp como uma forma extremamente fácil de você se colocar à disposição do seu cliente.
Um cuidado que você precisa ter antes de começar a utilizar Whatsapp como ferramenta de marketing, assim como em qualquer outra ferramenta, é muito importante que você tenha um planejamento. Não adianta você enviar qualquer coisa sem planejamento nenhum, pois as chances disso dar certo são muito pequenas.
Você não quer que seu conteúdo, que seu Whatsapp, vire uma cascata de spam, até porque, isso pode levar seu número a um bloqueio no aplicativo.
Tem ferramentas que pode lhe auxiliar na hora de criar um planejamento simples, uma pauta de conteúdo, que você pode utilizar para pensar, organizar e ter ideias sobre o que você vai divulgar na sua rede social, no seu Whatsapp.
O segundo cuidado que você precisa ter é que o Whatsapp possui duas plataformas, a primeira é a plataforma que todo mundo conhece, o aplicativo que você baixa e utiliza normalmente para conversar com seus amigos, sua família, etc.
A segunda versão, é o Whatsapp Business, que foi criada especificamente para as empresas. É basicamente a mesma coisa que aconteceu no Facebook.
Existem os perfis e as páginas. Se você tem uma empresa, de acordo com as regras do Facebook, sua empresa não pode ter um perfil, é preciso ter uma página. A mesma coisa acontece no Whatsapp.
Se você vai utilizar a plataforma para negócios, então o mais indicado é que você utilize o Whatsapp Business. Também é gratuito e já está disponível tanto para Android quanto para IOS.
E os principais recursos do Whatsapp Business são:
Whatsapp Web, que sincroniza o seu computador para ter mais agilidade no atendimento.
Informações empresariais – na versão do Whatsapp Business, você consegue oferecer informações sobre a sua empresa como, por exemplo, uma descrição comercial, o endereço físico, e-mail, site da sua empresa.
Você também tem ferramentas de mensagem. Existe um recurso onde você pode criar, como se fosse um sistema de respostas rápidas.
Vamos imaginar que você sempre receba a pergunta:
Qual o site da empresa? Então você pode criar várias mensagens de resposta rápida, o que vai facilitar o seu atendimento quando essas perguntas mais frequentes forem feitas.
Outro recurso, ainda nas mensagens é que você consegue configurar mensagens de ausência. Se alguém te envie uma mensagem fora do horário comercial, você pode deixar configurada lá no Whatsapp Business, para que envie automaticamente uma mensagem avisando que você não está disponível no momento.
Então assim que for possível, dentro do horário comercial, por exemplo, você vai atender ou responder esse possível cliente.
Essas são só algumas das vantagens de utilizar o Whatsapp Business. Então se você quer utilizar na sua empresa, recomendo fortemente que você faça essa migração, se cadastre no Whatsapp Business para ver todas as funcionalidades, conhecer um pouco sobre a ferramenta, pois é algo que eu acredito que vai agregar muito valor para você.
Mas e de que forma você pode utilizar a ferramenta para atender clientes e divulgar sua empresa?

Basicamente você pode utilizar a ferramenta que duas formas: atendimento ao cliente, que você vai utilizar a ferramenta para prestar todo o atendimento necessário ao seu cliente ou seu possível cliente.
Você vai atender solicitações feitas pelos seus clientes, seja no seu site, nas suas redes sociais ou até mesmo diretamente pelo Whatsapp. Ou seja, você vai divulgar em todos os locais possíveis essa ferramenta de atendimento.
Você vai colocar um botão de Whatsapp no seu site, na sua página de produto, na página do Facebook, na assinatura de e-mails, no seu e-mail marketing, enfim.
Você vai dar essa possibilidade para o cliente falar com você, com sua empresa através desse canal.
À partir do momento que você começa a fazer o atendimento ao cliente, tirar dúvidas, fornecer informações sobre o seu produto, você cria um relacionamento com esse usuário e isso é muito vantajoso para sua empresa, pois quem quer comprar de alguém ou de uma marca desconhecida?
Então o seu papel é oferecer esse atendimento mais próximo do seu cliente.
Alguns exemplos que eu posso citar em relação a esse tipo de atendimento, são empresas que oferecem treinamentos, cursos online.
Recentemente me cadastrei em uma página para participar de um evento de Marketing Digital. Cadastrei meu e-mail, Whatsapp, para que eu fosse avisado sobre as novidades do evento e quando estivesse disponível para comprar o ingresso.
Como é de praxe, sempre existe uma pessoa ou uma equipe por trás que faz a gestão desse contato que se cadastra. Então, praticamente um ou dois dias depois que eu me cadastrei, recebi a mensagem deles.
Nesse caso eu não respondi a tal mensagem, na verdade eu acabei esquecendo de responder essa mensagem.
E para sua informação, eles não insistiram enviando mais mensagens, enviando imagens de promoção, desconto, enfim. Eles respeitaram, porque não respondi à mensagem e não enviou mais mensagens.
Isso a sua empresa também precisa fazer. E basicamente, nesse atendimento é tirada todas as dúvidas sobre o evento, sobre o cronograma do evento, local, valor, forma de pagamento, enfim.
No final, se você tiver interesse em comprar, o pessoal envia um link pagamento. onde você paga e garante a sua vaga.
A segunda forma, é a venda direta pelo Whatsapp. Essa forma de venda direta funciona muito bem principalmente para estabelecimentos que trabalham com um produto de menor valor agregado, por exemplo, bares, lanchonetes, restaurantes lojas, entre algumas outras.
Aqui na minha cidade, por exemplo, o Whatsapp está sendo utilizado por pelo menos 80% dos estabelecimentos relacionados à alimentação. Se eu quiser pedir comida, pedir um lanche, hamburguer e até mesmo comprar um tênis, eu consigo fazer através do Whatsapp.
Neste exemplo que vou mostrar para você, enviei uma mensagem perguntando se o estabelecimento já estava atendendo a pedidos. Automaticamente a ferramenta que está cadastrada no Whatsapp Business, enviou uma mensagem automática.
Em outro exemplo, fiz a mesma pergunta mas era em horários diferentes, Era um horário que o lanche ainda não estava atendendo.
A mensagem automática enviada foi o seguinte: Boa noite, em instantes iremos lhe atender, obrigado pelo contato! E daí foi feito todo um atendimento de forma rápida, o estabelecimento enviou o cardápio, dai eu encomendei um lanche e realizei a compra.
É muito importante também que você crie conteúdos para divulgar, seja um cardápio, sejam dicas, informações sobre o seu produto, enfim. É legal que você crie artes para divulgar.
Mas obviamente cuidado com a frequência. Você precisa encontrar a dose certa e o conteúdo certo, então não vou falar qual é a frequência correta, pois na verdade não existe.
Você vai precisar testar qual é a frequência que você vai utilizar para se comunicar com seu público.
Se você não tem nenhuma habilidade para criar publicações, posts para divulgar seu Whatsapp e até mesmo nas suas redes sociais, têm um conteúdo gratuito aqui no Blog tem um E-book ensinando como você pode criar publicações atrativas persuasivas para divulgar seus produtos e serviços. Para acessar o e-book, clica no link azul que está aparecendo aqui, baixar E-book.
Conclusão
Espero muito que você tenha gostado desse conteúdo, se você gostou, tenha a total liberdade de comentar no final, deixando sua opinião e sugestão. Isso vai ajudar muito no crescimento do nosso Blog, e nos motivar mais conteúdos de valor.
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