É lamentável afirmar, mas desde quando começou essa pandemia causada pela COVID-19 as pequenas e médias empresas, tiveram que se reinventarem no mundo dos Negócios.  Com alto índice de desemprego, pessoas também tiveram que buscar um novo plano de carreira e com isso o número de Microempreendedores (MEI) tem crescido de forma gigantesca. 

No ano de 2020 segundo o Ministério do trabalho, foi registrado 9 milhões a mais de autônomos do que o ano anterior, representando 56,7% de profissionais ativos dentro desse período.  Por este motivo que o marketing digital tem sido impactado por uma grande aceleração digital tanto em departamentos de empresas, quanto em setores corporativos. 

Só para você ter uma ideia, no começo de 2020 o número de usuário online começou com 4,5 bilhões, e provavelmente hoje em 2021, esse número tem aumentado incansavelmente sendo que 300 milhões de usuários aumentam a cada ano que se passa.

Comparando o índice de crescimento populacional com o crescimento de publicidade na internet, de acordo com a Digital Record 2020, foi relatado que, a publicidade Online tem se desenvolvido 5,9% a mais do que o índice de crescimento populacional.  Ou seja, um grande número de pessoas tem se tornado mais usuárias da internet do que a quantidade de pessoas que nascem a cada ano.

Com o grande impacto na crise econômica devido o COVID-19, empresas e pessoas foram obrigadas a encarar seus próprios negócios exigindo-se mais dedicação e criatividade.  E a única luz que viram no final do túnel foi investir em publicidades que hoje conhecemos como o Marketing de vendas.

Segredo revelado para um bom Marketing de vendas

Olhando para o 4° parágrafo acima, visando não à nível mundial, porém à nível individual de País, o Brasil tem seguido a mesma tendência com 6% de crescimento anualmente, contando com aproximadamente 150 milhões de usuário na internet.  Prova tanto, que pessoas vem acessando chats trocando mensagens, fazendo compras de produto e serviços, interagindo em rede sociais tudo de forma online.  Eis aqui o segredo revelado para um bom marketing de vendas, é aí que indivíduos e empresas devem agir, oferecendo não apenas um serviço ou produtos de boa qualidade, mas desenvolvendo uma estratégia de venda para tornar sua marca mais forte possível e se destacar no mercado com excelentes lucros e fidelizando potenciais clientes para um negócio de médio a longo prazo.

Você sabia que um dos principais fatores de qualquer negócio é a venda seja ela pequena ou média empresa?  Muitos influenciadores em Marketing digital, dizem que o coração de qualquer empreendimento são os departamentos financeiros, eu posso até concorda que sim, mas o fator chamado “VENDAS” fala mais alto.   Sem vendas, nenhuma empresa consegue se manter de pé, é preciso desse oxigênio para ficar respirando, do contrário, essa empresa perderá o foco morrendo gradativamente asfixiada.  Resumindo: “Todo e qualquer empreendimento, independente do seu tamanho ou segmento, querendo ou não, deve adotar o fator planejamento, seja uma multinacional ou uma pessoa que trabalha vendendo algum produto para se auto sustentar”.

Alguns exemplos de estratégias de vendas:

Estratégia de SEO: Significa Otimização interna e externa do site para os Mecanismos de Busca.  Ou seja, é todo um conjunto de ação que quando bem elaborado, facilitam o engajamento de popularidade e autoridade do site através de uma Marca ou palavras chave.  Se o seu negócio online tem produtos e conteúdos de qualidade, o robô do google vai indexar toda a informação, tornando-as acessíveis e uteis para o usuário nas páginas de busca do Google, Bing e outros.

Tráfego Orgânico: É um projeto para médio e longo prazo, onde toda ação  é desenvolvida de forma manual pelo administrador do projeto.  Ele pega toda as informações cabíveis do seu produto divulgando nos fóruns, rede sociais, blogs e classificados, sem necessidade nenhuma de custos.

Tráfego Pago:  É o contrário do tráfego orgânico, você paga para as plataformas de anúncios do google ads, facebook ads e Bing ads, divulgar a sua marca de forma automatizada.  Os resultado nesse processo são mais rápido e lucrativos, podendo ser de curto prazo.

No tocante do ano de 2020, os gastos em publicidades no Brasil, teve um aumento de 5,2% em comparação ao ano anterior.  De acordo com esta estimativa, o marketing online vai crescer tanto, ao ponto de ultrapassar o marketing tradicional que as empresas costumavam fazer antes da pandemia com vendas diretas, lançamentos de produtos e promoções.  As pesquisas apontam que, até o ano de 2025, o marketing de publicidade online vai movimentar anualmente 41 bilhões, enquanto o marketing de publicidade tradicional permanecerá com 11 bilhões a menos.

Conclusão

Portanto, o que nos fez chegar a esse patamar, foi nada mais do que nada menos, a crise econômica causada pela pandemia do COVID-19 que não ensinou apenas a Sociedade como si, mas também ao profissional autônomo, pequenas, médias e grandes empresas a se movimentar no meio digital.  Em vista do que aprendemos neste artigo, um bom planejamento não é tudo, mas deve estar presente na vida de qualquer empreendimento para que o mesmo possa se manter firme e foco nos negócios. Afinal de contas quem nada, nada, nada, pode morrer no seco por não saber qual caminho correto traçar para chegar no local desejado, você concorda comigo? 

Saiba que você tem total liberdade de sugerir ou dar sua opinião na caixa de comentários no final deste artigo, ficam todos com Deus e até ao próximo artigo.

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