
O marketing de conteúdo é uma estratégia usada para estabelecer relacionamento com clientes para após isso conseguir realizar alguma venda para esses mesmos clientes.
Esse tipo de marketing funciona como uma ferramenta para conquistar a confiança do cliente, enviando para ele conteúdo grátis e de muita qualidade.
Assim, ele não vai pensar que você só entra em contato com ele quando quer algo em troca(venda). A partir disso, ele começará a gostar mais de você e de sua empresa, a partir do conteúdo de qualidade que está sendo levado até ele de forma gratuita.
Uma das principais formas de se usar essa metodologia é através de e-mail, mandando conteúdo para a sua lista de e-mail.
Que tipo de Conteúdo Enviar

Uma das principais dúvidas de quem trabalha com marketing de conteúdo está ligada à qual tipo de conteúdo enviar para os clientes.
Existem vários tipos, você pode enviar vídeos para os clientes, assim como pode enviar somente textos falando de alguma história que aconteceu com você.
Uma outra forma é mandar conteúdo em forma de notícia, relatando o que está acontecendo no momento no nicho que você atua.
Digamos que o seu nicho seja concursos públicos, um bom exemplo de conteúdo seria mandar uma lista dos principais concursos públicos previstos para o ano de 2022. Com isso, estará enviando um conteúdo realmente relevante para a sua lista.
Qual é o objetivo do Marketing de Conteúdo

Conforme já mencionei, essa categoria de marketing é uma ferramenta de relacionamento e tem como objetivo realizar vendas através de um relacionamento de longo prazo com clientes.
De nada adianta você entrar em contato apenas para vender, se você fizer isso a chance de perder clientes é muito grande.
A forma correta é estabelecer contato constante e ir “aquecendo” o cliente para após isso realizar alguma venda ou até mais de uma venda, conforme está o seu relacionamento com o cliente.
Dar conteúdo sem receber nada em troca
Se você é do tipo de pessoa que não consegue dar nada para alguém sem receber nada em troca então pode desistir de vez do marketing como todo.
Isso por que muitas vezes o que vai acontecer é que você vai dar conteúdo e o cliente não irá comprar nada, ou seja, você não receberá aquilo que espera dele.
Isso é muito normal no marketing de conteúdo pois a taxa de conversão é sempre pequena, são de 5 a 10% dos seus clientes que realmente irão comprar algo, os outros 90% irão receber seu conteúdo grátis e não irão dar nada em troca para você.
O marketing de conteúdo é assim, uma pequena taxa é responsável por quase todo o resultado.
Estratégia de Marketing de Conteúdo
Um outro fator importante para esse tipo de marketing é ter uma estratégia, ou seja, saber a quantidade de conteúdo que precisa ser enviado para aumentar as chances de conseguir fechar alguma venda.
Um exemplo muito usado por quem trabalha com lista de e-mail é enviar dois e-mails de conteúdo e no meio deles mandar oferta de algum produto.
Conclusão
Portanto, se você pretende usar o marketing de conteúdo para aumentar o seu número de vendas, tenha em mente que esse processo irá ser lento e poderá não trazer o retorno esperado, pois é apenas uma pequena parte de sua lista de clientes que será responsável por grandes resultados.
Com certeza essa metodologia de marketing é uma excelente estratégia de vendas, caso seja feito da forma correta, levando um bom conteúdo para os clientes para a partir disso realizar alguma possível venda.
A dica é não trabalhar com marketing de conteúdo pensando em vender, mas sim em proporcionar algo de valor para seus potenciais clientes.
Fica com Deus e até o próximo conteúdo!!

Descubra os segredos dos melhores copywriters e impulsione suas vendas com o e-book Copywriter!
Você já se perguntou como os melhores copywriters conseguem escrever textos persuasivos que vendem? Bem, agora você pode descobrir os segredos do ofício com o meu e-book Copywriter!